segunda-feira, 9 de junho de 2008

Texto aos novos

Por Laura Buoro Cortizo

Como parte de nossa pesquisa de campo, o organizador Beto, como já foi dito anteriormente, nos indicou este texto para os que pretendem fazer o "trabalho" pela primeira vez. O texto já estava previamente produzido e é dado a todas as pessoas que se interessam pela religião e pretendem segui-lá.

Tomar o Santo Daime pela primeira vez
De um modo geral, quem vai a uma igreja, seja qual for a religião, está em busca de respostas para suas questões existenciais, vai atrás da cura de algum mal físico, mental ou espiritual, ou mesmo procurando descobrir se Deus realmente existe e, existindo, o que deseja dela. Nessa busca as respostas são dadas a cada pessoa de acordo com seu merecimento, com o nível de sua busca interior e entrega e de acordo com a graça Divina.
Para tomar o Santo Daime é preciso primeiramente ter uma noção bem clara de que é um trabalho espiritual, onde se faz uso de uma bebida que expande a consciência. Não se faz uso recreativo do Santo Daime e sim religioso, em seu verdadeiro sentido de re-ligião ou re-ligação (do latim religare) com Deus. Portanto, é necessário uma postura de respeito, em virtude da seriedade do propósito.
Todos querendo participar de nossos trabalhos, devem vir por vontade própria. Em nossa tradição prezamos muito o livre-arbítrio e acreditamos que quem deve chamar a pessoa para conhecer o Santo Daime é o próprio Mestre presente na bebida. Para nós o Santo Daime é o veículo material para a manifestação do espírito do Mestre, que vem ensinar, curar e transformar todo aquele que se entrega à Boa Nova que Ele traz.
Preparação Recomenda-se uma preparação de três dias, antes do trabalho, representada por uma abstinência sexual, de álcool e de carne vermelha. Esta preparação, comum a trabalhos espirituais de qualquer linha, tem uma razão física, pois mantém o corpo um pouco mais leve e, assim, mais próximo de atingir o objetivo desejado, mas deve se estender além do físico. Todos devem preparar também a mente e o espírito para receberem a visita do chamado hóspede íntimo (o próprio Mestre) e, assim como quando recebemos uma visita em nossas casas limpamos e arrumamos tudo previamente, devemos também preparar nossa casa de carne e osso para o Visitante, ainda mais sendo Ele tão ilustre.
Todos devem vir de roupas claras, mulheres com saia abaixo do joelho e homens de calças compridas. Camisas sem mangas e decotes não são permitidos, assim como roupas que possuam tons de vermelho e/ou preto. Mesmo em dias quentes é aconselhável trazer algum agasalho, pois a Igreja do Céu do Mar fica localizada em meio à floresta e à noite geralmente faz muito frio. Uma ressalva a respeito de toucas e outras coberturas para a cabeça: tradicionalmente, em lugares sagrados (como a igreja) as mulheres cobrem a cabeça em sinal de respeito e os homens a descobrem com o mesmo fim. Em nossa doutrina as mulheres não precisam seguir essa tradição, mas pedimos aos homens que mantenham suas cabeças descobertas, salvo em caso de doença.
A postura a ser adotada nos trabalhos, como já foi dito, deve ser de respeito e entrega aos ensinos transmitidos no interior de cada um. Esta postura deve se estender também à postura corporal, portanto não se deve fechar o corpo cruzando braços e pernas. Deve-se também procurar manter a coluna ereta, os olhos fechados e o pensamento bem contrito e focado, com o único objetivo de lembrar-se de Deus.
A coragem é uma virtude que aproxima o buscador de seu objetivo, portanto, é importante confiar e não ter medo de nada do que possa ocorrer durante os trabalhos. O ingestão do Santo Daime é absolutamente segura, mesmo que algumas vezes possa causar desconforto físico, sempre passageiro e parte do processo de cura espiritual. Compreende-se que o ser humano tem como defesa o medo do desconhecido mas, se desejamos progredir, é preciso vencer este medo. Algumas vezes a pessoa entra em contato com uma luz tão incrível e extraordinária vinda do céu, que ela mesma, por medo do desconhecido, interrompe seu aprendizado, abrindo os olhos e não atingindo assim, de forma completa, o objetivo que a motivou a ir à igreja. Por outro lado, algumas vezes pode entrar em contato com uma energia negativa, a mesma presente nos governantes dos países em guerra e nas famílias, causando desarmonia e conflito. Esta força negativa também está dentro de cada um de nós e deve ser iluminada para podermos nos transformar e ter uma vida mais de acordo com a Ordem Divina. Um dos aspectos mais importantes do trabalho com o Santo Daime é justamente este: iluminar as trevas interiores, tornando consciente o que é inconsciente. Portanto, caso essa negativa apareça, não tenha medo, pois é parte do processo de iluminação conhecer as áreas a serem iluminadas. Todos devem ter a certeza de que tudo terá um início um meio e um fim no trabalho, não havendo necessidade de medo. Além disso, em toda a história da doutrina do Santo Daime, nunca ouve qualquer ocorrência negativa causada pelo uso da bebida. Ao contrário, os registros são apenas de curas, materiais e espirituais.
Limpeza é algo que ocorre no momento em que a pessoa vê aquilo que a impede de viver em plena harmonia, alguma coisa física, emocional ou espiritual. A limpeza pode se processar através de vômito, diarréia, lágrimas ou, na maior parte das vezes, através da conscientização de um erro e do arrependimento, quando a pessoa pode pedir seu perdão a Deus. As experiências proporcionadas pelo Santo Daime dificilmente são esquecidas, o que permite guardar o aprendizado e assim evitar repetir as atitudes, pensamentos e/ou sentimentos que foram expurgados. Durante os trabalhos do Santo Daime, vários grupos de apoio se revezam; são os fiscais, pessoas capacitadas para, na medida do possível, auxiliar todos aqueles que precisarem, emprestando cadernos de hinos, dando uma atenção especial em caso de limpeza e outras necessidades que possam surgir. Pede-se que todos procurem respeitar e acatar as instruções transmitidas pelos fiscais.
É recomendado que se tome todas as doses do Santo Daime que forem servidas durante o trabalho. Como já foi dito, nossa doutrina preza o livre-arbítrio e aqui ninguém convida ninguém para tomar o Santo Daime, porém é importante, a partir do momento que a pessoa decide participar do trabalho, que ela procure cumprir todas suas etapas. Sendo um trabalho de corrente espiritual, é fundamental que todos estejam na mesma vibração, em sintonia, de forma a otimizar os resultados. Muitas vezes, também, a pessoa está se sentindo um pouco enjoada com a primeira dose e tem medo de tomar a segunda. O que geralmente ocorre, nestes casos, é que a segunda dose traz o equilíbrio que a pessoa está precisando.
Por uma questão de segurança, você deverá assumir o compromisso de permanecer até o final do trabalho. O Santo Daime expande a consciência, deixando a pessoa mais sensível, física e espiritualmente, não sendo prudente sair para a rua sem ter concluído e fechado seu trabalho. Portanto, quando for fazer um trabalho do Santo Daime - principalmente no início procure se informar a respeito de sua duração e verifique seus compromissos para a manhã seguinte.
Dentro do espaço da igreja não é permitido fumar. Consideramos a igreja uma espécie de hospital, pois traz a cura a diversos tipos de enfermidades e, assim, seria uma incoerência permitir o uso de um veneno em um local destinado à cura. Não é permitido também se ausentar do espaço da igreja durante os trabalhos para fumar na rua.
Procure chegar à igreja 30 minutos antes do início do trabalho e apresente-se na Recepção como sendo novato, para ser orientado e receber algum esclarecimento que deseje.
Nosso Centro, que é uma entidade sem fins lucrativos e não cobra nenhum tipo de ingresso para os trabalhos, porém é importante frisar que o custo para produzir o Santo Daime e para manter a sede funcionando é bastante elevado, sendo, portanto, muito bem-vinda qualquer contribuição financeira voluntária.
Seja bem-vindo e BOM TRABALHO!

Nenhum comentário: